Pergunta: Duas das feridas do Brasil de hoje, sobretudo nos grandes centros urbanos, são a banalidade e a violência praticada no trânsito. Ao se clamar por solução, surge a pergunta: de quem é a responsabilidade?
Resposta da Equipe Os Gembas:
Álcool, imprudência, alta velocidade e falta de consciência de condutores de veículos e pedestres.
O Brasil tem prejuízo anual de R$ 105 milhões com acidentes de trânsito. São custos com perdas em produção, custos médicos, previdência social, custos legais, perdas materiais, despesas com seguro e custos com emergências entre outros.
A melhor solução é a prevenção que vem por meio da conscientização. Inicialmente através da introdução da educação nas escolas, para que nossas crianças já cresçam aprendendo a respeitas sinais, motoristas e pedestres.
Para os que já transitam por aí, campanhas sociais podem ajudar, utilizando todos os tipos de mídia incluindo lugares como bares e danceterias que são lugares que muitas vezes dão origem a motoristas imprudentes.
Se nossos governantes investissem mais em transporte público de qualidade talvez mais pessoas deixassem seus veículos em casa e o trânsito seria bem mais tranqüilo. Também é preciso maior rigidez na fiscalização e punição para as imprudências, isso pode evitar muita violência.
A violência no trânsito não está distante de nós, ela pode acontecer com qualquer um, em qualquer esquina por aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário